Festival Brasil Sabor no Amapá terá feirinha de artesanato voltada para a gastronomia
Promoção e integração é o que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amapá e o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo esperam gerar para o setor de alimentação fora do lar e para a atividade do artesanato durante a edição 2019 do festival Brasil Sabor.
O evento gastronômico de maior visitação no estado chega a sua 14ª edição trazendo 20 stands com pratos inovadores do melhor da culinária brasileira, representando as cinco regiões do pais. Para celebrar essa diversidade e a riqueza dessas criações, a programação que já é esperada por todos terá uma novidade bastante típica: o artesanato amapaense.
Segundo Yukio Nagano, presidente da Abrasel no Amapá, que esteve reunido com a secretária da SETE, Sra. Karla Marcella Chesca, na manhã de quinta-feira (21), o artesanato da região quilombola do distrito do Maruanum distante 80 km da capital, produzido pelas “louceiras do Maruanum”, que são mulheres ceramistas que residem na localidade e realizam todas as etapas do fazer das louças de barro que são realizadas de acordo com a tradição secular repassada de geração a geração e no profundo respeito à natureza; e o artesanato do distrito de Mazagão Velho, pertencente ao município de Mazagão, distante cerca de 70 km da capital, com material cerâmico que faz alusão à Cunani e Maracá, civilizações que viveram há milhares de anos na região do Amapá, ambos expondo peças voltadas para gastronomia, como louças e materiais decorativos.
Além de valorizar a pluralidade da gastronomia brasileira, o Brasil Sabor também se consolida como um momento oportuno para divulgação da produção artesanal, onde se espera cerca de 30 mil pessoas durante o evento que acontece nos dias 31 de maio a 2 de junho no Sebrae Amapá.
Asscom Abrasel